quinta-feira, 4 de julho de 2013

Moda Japonesa - Lolita ♥

Olá ~

Como prometido, agora vou vos falar de moda japonesa.

Ao contrario da moda coreana, que foi falada anteriormente, a japonesa é muito mais variada e divide-se em vários estilos, mas ou falar dos 5 mais conhecidos:

  • Lolita 
  • Gyaru
  • Ganguro
  • Kogal
  • Decora

Fui ao random.org e sortei um número entre 1 e 5 para saber de qual moda é que vou escrever primeiro. E calhou o... 1. Ou seja, vamos falar sobre a moda Lolita :3

Estilo "Lolita", o que é ? . . . ♥

Antes de falar do estilo em si, acho que é importante salientar uma curiosidade importante: como alguns de vocês já devem saber, o Japão foi bastante influenciado por Portugal (sim, nós! :D) à umas poucas centenas de anos, principalmente na cultura. A maior influência é notada na língua, pois bastantes palavras japonesas são originados do português, como por exemplo, o "né?" que usamos vulgarmente para substituir o "não é?" é também usado no Japão, também como "biidoro" (vidro), "pan" (pão), "shabon" (sabão), "iruman" (irmão), "botan" (botão), entre outros; e também na gastronomia, como por exemplo o super conhecido tempura (que vem da palavra portuguesa "têmpora"), que é inspirado nos nossos panados.

Então, como bastantes outras palavras, "lolita" foi inspirado numa palavra portuguesa, a palavra... lolita. É verdade! Mas enquanto que em Portugal lolita quer dizer que (humm... vocês já devem saber não é? XD), os japoneses acharam que lolita significava algo bastante fofo (provavelmente devido à sua sonoridade "inocente"), e usaram-no para nome deste estilo.

Agora falando do estilo em si...

O estilo Lolita é basicamente estilo vitoriano moderno. Mas tem algumas diferenças. O estilo vitoriano que vocês conhecem é o seguinte:



Mas o estilo Lolita é algo como...


Para simplificar, o estilo Lolita é uma espécie de vitoriano mas muito colorido e cheio de folhos, laços e polka dots. =)

Mas o estilo lolita divide-se em vários "grupos". Vou mostrar os mais conhecidos:

» Sweet Lolita
Muito fofos e em tons pastéis


» Gothic Lolita
Preto, com motivos emo e góticos e geralmente pretos


» Classic Lolita
Mais simples e mais inspirado na moda vitoriana do que os outros estilos


» Punk Lolita
Parecido com a Gothic Lolita, mas com motivos mais punk como por exemplo caveiras e correntes


» Hime Lolita
"Hime" quer dizer princesa, por isso, este estilo é parecido com a Sweet Lolita mas é mais baseado no estilo de roupa das princesas de contos de fadas e também as atuais princesas europeias


» Guro Lolita
Basicamente uma "boneca partida", ou seja, contém marcas de rachas e manchas de sangue espalhadas pela roupa, além de maquilhagem borratada e escura


» Shiro Lolita
"Shiro" quer dizer "branco", ou seja, este estilo consiste em roupa e acesssórios totalmente brancos


» Kuro Lolita
"Kuro" quer dizer "preto", ou seja, este estilo consiste em roupa e acessórios totalmente pretos (muito confundido com gothic lolita)


E, sim - este estilo é usado no dia a dia, na rua, em todo o sítio, e não só no Carnaval ;)

Eu pessoalmente adoro os estilos Sweet, Classic, Guro e ambos o Shiro e o Kuro. (Ou seja, praticamente TODOS. x3)

Espero que tenham gostado do post!! :) Brevemente, mais estilos japoneses ^^

4 comentários:

Leonor disse...

que giro :D continua*

catarina novo disse...

obg, é optimo saber q os leitores estao a gostar :D

Leonor disse...

Estou a gostar muito, é diferente! O que é preciso é enovar! Eu também apenas vejo as passereles francesas, inglesas, e isso, nunca liguei muito ás outras! :s Mas agora estou a começar a interessar-me!

leonor2011anjo

catarina novo disse...

obrigada, fico feliz por estar a dar-vos a conhecer coisas novas *-* :) sabe bem escrever estes posts para depois receber comentários assim :D