sexta-feira, 28 de junho de 2013

KFashion & Ulzzangs ♥

Olá a todos ♥.

Hoje decidi começar com uma matéria que não tem nada a ver com o SD mas tem a ver com moda, e, já que o SD é um site de moda, porque não falar-vos sobre um estilo tão conhecido internacionalmente?

"KFashion"... o que é?

KFashion (ou K-Fashion) é abreviatura para "Korean Fashion", ou seja, "Moda Coreana" em português. Basicamente, a moda coreana é nada mais nada menos do que roupa inocente e em tons pasteis, cheia de renda, folhos e estampados de bonecos fofos.

E agora vocês pensam... E o que tem de tão especial essa "moda coreana"?

A verdade é que a Coreia do Sul é um país bastante baseado na aparência das pessoas. Se uma pessoa não for bonita, pode ser colocada de lado até por pessoas que não conhece, ao ponto de, por exemplo, não consegui arranjar emprego. Aqui estão algumas percentagens verdadeiramente chocantes:

- 76% das mulheres coreanas entre os 20 e 30 anos já fizeram cirurgia plástica;
- 25% das mães coreanas com crianças entre os 12 e os 16 anos já sugeriram-lhes fazer cirurgia plástica;
- 27.4% (19% dos homens, 34.1% das mulheres) das pessoas que falharam uma entrevista de emprego pensam que falharam por causa da sua aparência;
-28.5% dos desempregados já fizeram cirurgia plástica ou planeiam fazer para ter mais hipóteses de trabalho.

Ou seja, a aparência é bastante importante na Coreia do Sul. Eles têm das técnicas de cirurgia mais eficazes e avançadas, além de produtos de beleza muito melhores do que os que encontras aqui; na verdade, muita gente encomenda produtos de beleza coreanos pela internet a preços caríssimos (apenas) pela qualidade.

Desde antigamente, a "pureza" e "inocência" é muito cobiçada principalmente pelas mulheres coreanas. Aqui está uma foto de um traje típico coreano, chamado hanbok:


Como podem ver, isto não é uma roupa que se use diariamente, e muito menos na rua :P Por isso a Coreia do Sul também evoluiu na moda, além de todos os outros fatores como a cultura e língua, mas que não vamos falar neste artigo, pois não é relacionado diretamente com o tema. Então, a tão cobiçada "inocência" e "pureza" obtem-se atualmente pelas características acima referidas, ou seja, as roupas fofinhas e em tons pasteis, como, por exemplo...



Mas se já acharam isto giro, então esperam pela melhor parte: a MAQUILHAGEM. E é neste exato momento que entra o segundo conceito do título:

O que são as "Ulzzang?"...

"Ulzzang" é um termo coreano que significa "melhor cara" ou "cara bonita", ou seja, uma ulzzang é uma pessoa (podem ser se qualquer sexo, apesar de normalmente serem raparigas) com uma cara mais bonita do que o normal. Contudo, com o passar do tempo, o termo "ulzzang" é atualmente usado para pessoas que usam a chamada maquilhagem ulzzang (nome muito óbvio, né? xD), que se baseia nisto:


E NÃO, NÃO É UMA BONECA. É mesmo uma pessoa. Mesmo fofa, certo? :)

Este olhar bastante adorável consegue-se usando eyeliner, rímel (ou, por vezes, pestanas falsas) e as espantosas circle lenses: umas lentes de contato coloridas, que são maiores que as vulgares e que por isso dão a ilusão de uma íris maior. E, pode parecer que não, mas estas lentes fazem toda a diferença num look, como podem ver na imagem seguinte.

Esquerda: sem lente | Direita: com lente

Mas, segundo o conceito de ulzzang, para teres a cara perfeita precisas de usar muita mais maquilhagem, como, por exemplo, o BB Cream (pois precisas de ter uma pele perfeita) e algumas características específicas, como:
  • V-Shape (Forma da cara em "V") [ver imagem]
  • Nariz com uma "bridge" alta, contudo pequeno e esguio [ver imagem]
  • Lábios e boca pequenos [ver imagem]
  • Sobrancelhas retas ou pouquíssimo arqueadas (mas com ar natural) [ver imagem]
  • Olhos grandes e chamativos [ver imagem]
  • "Aegyo Sal" (a "gordura" que muitos de nós temos debaixo do olho) [ver imagem]
  • "Double Eyelid" (a "prega" que nós temos na pálpebra, mas que grande parte dos asiáticos não têm) [ver imagem]
 As ulzzang podem ter qualquer estilo, apesar de que praticamente todas são adeptas de kfashion, e por isso é que estes dois conceitos foram interligados no mesmo post. ^-^

E agora uma pequena nota: apesar de grande parte das ulzzang parecerem perfeitas, lembrem-se das estatísticas que mostrei anteriormente... grande parte delas fizeram cirurgia. Lembrem-se, "a perfeição é desumana" ;)

E isto é apenas o básico dos básicos, mas se vocês realmente gostaram deste estilo podem sempre pesquisar por vocês próprios ou pedir-me para aprofundar melhor o tema, já que adoro kfashion à anos e recentemente comecei a tentar ser ulzzang ♥.

Contudo vou mostrar-vos muito mais sobre variados estilos, não só coreanos, por isso se não gostaram deste, não fiquem tristes :D

E agora só uma foto de despedida de uma das minhas ulzzangs preferidas, a Kim Shin Yeong:


8 comentários:

Leonor disse...

um post diferente do normal, gostei muito :D

catarina novo disse...

Bigada ^^

Unknown disse...

adorei ! aliás adoro a cultura asiática ^^

Mariana disse...

Adorei. Já sabia dessas roupinhas assim fofas, porque aparecem muito no tumblr & coisas do género :)
Gostei muito das lentes de contacto!

Beijinhos,
#Clauema (escritora)

catarina novo disse...

haha obg!! =) (yay nao sou a unica XD)

60.s Stardoll disse...

Acho interessantes posts como este, que dão a conhecer aos 'meros mortais' como nós (!) culturas diferentes, etc. Só não concordo muito com o facto de haver um 'estereótipo' :s

catarina novo disse...

Pois... isso é o maior problema de kfashion e de toda a moda de um modo geral - ou melhor, de toda a cultura... enfim :S
Mas obg pelo comentário :3

60.s Stardoll disse...

De facto é geral, acaba por ser em tudo. Mas estou a gostar desta 'viagem' à cultura asiática :D